A saga do Obitsu

No último post, eu mostrei as minhas últimas aquisições bonequísticas. Como vocês também sabem, fiquei muito ansiosa para trocar o corpinho de Trinity (pullip Ludmila) por um obitsu. O meu é o SBH, busto M, 27 cm, White.
A ansiedade foi tanta que, no dia seguinte, eu corri para o centro e comprei os equipamentos necessários: chave de fenda e lixa de parede.
Eu procurei alguns tutoriais e realmente existem vários na internet, mas nenhum que me fez totalmente satisfeita. As pessoas fazem os tutoriais sem perceber que quem procura um, quer ver todo o passo-a-passo detalhado. Não adianta apenas dizer onde tem que fazer, até onde tem que lixar.
Era a minha primeira troca de corpo de pullip, uma boneca cara. Eu estava morrendo de medo de estragar alguma coisa. Então, como eu acredito naquela idéia de “se quer uma coisa bem-feita, faça você mesmo”, eu dei um puta que pariu para os tutoriais e fui tentar sozinha, afinal de contas, se desse errado, eu só precisaria colocar o corpo stock de volta no local e pronto.
Então, para ajudar outras pessoas que também precisam, eu fotografei o meu procedimento. As fotos não estão boas e eu só estou priorizando colocar aqui as partes que eu sinto que faltava nos tutoriais da internet.
Como base, eu utilizei o tutorial do blog Obitsu Br que foi retirado do site pullip.com.br, mas como este está temporariamente indisponível, acabei fazendo pelo outro mesmo. Esse é um dos melhores tutoriais que já vi, mas como o meu corpinho é o de 27 cm, eu ainda tive algumas dúvidas.
1º - Eu separei a coisinhas que iria precisar. Eu não achei fita veda rosca, então utilizei um pedaço de tecido. Ouvi dizer também que a veda rosca também derrete, então eu nem quis arriscar.
Trinity, Obitsu SBH 27 cm M white, chave de fenda, tecido, pino de obitsu e tesoura sem ponta

2º - O tutorial que eu citei ensina a trocar o corpo sem abrir a cabeça da boneca, que era aquilo que eu estava morrendo de medo de fazer. Mas não funciona pro 27 cm, pois você precisa lixar e ir medindo no corpo. Mas, depois que abri, vi que não era um bicho de sete cabeças. Não tem mistério nenhum.
Com uma chave de fenda estrela, retirei os parafusos da base da cabeça

Separei os dois parafusos e guardei com cuidado

3º - Existem vários vídeos no youtube mostrando como retirar a peruca, então eu também não foquei nessa parte. Se bem que eu não precisei ver os vídeos, apenas utilizei a própria dica de utilizar uma tesoura na nuca da doll para ajudar a remover o cabelo. Tinha muita cola, mas não foi difícil. Já tinha feito isso antes com Trillian (pullip Grell).
Trinity carequinha

4º - Aí, depois que eu tirei a peruca, vi o terceiro parafuso e tirei também e, com cuidado, abri a cabeça dela. Por dentro ela é assim:
Terceiro parafuso
Cabeça por dentro e mecanismo dos olhos

5º - Dei uma boa olhada por dentro e vi que tinha uma falha feia nos tutoriais. Eles sempre mostram que você deve lixar até a medida que está marcadinha na foto, mas, dessa forma, a cabeça não fecha. E eu olhei em quatro tutoriais, com vídeo ou texto corrido, e era a mesma coisa.
Marquinha mostrando até onde o pino deveria ser lixado
A foto está desfocada, mas esse é o tamanho que os tutoriais mandavam deixar o pino. #FAIL

6º - O medo foi grande, mas eu resolvi que iria continuar. Se algo desse errado, ainda teria mais 3 pinos para tentar e o corpo stock esperando. Lixei até ficar no tamanho semelhante ao pino do corpo stock e ficar sem a digital do dedo indicador. É a partir daqui que o tutorial fica completamente autoral, pois não achei nada disso em canto nenhum.
Fazendo de conta que estava lixando, pois eu não sou canhota. xD

Até onde tive que lixar o pino. Lixei meu dedo junto.

7º - Agora vem a parte do tecido. A parte boa de usá-lo foi que eu não precisei de mais nada para deixar a cabeça firme. Foi um pouco chatinho fazê-lo caber, mas deu certo. Eu deixei o pedacinho necessário para fora e fechei.
Era o único tecido que eu tinha em casa.

Enrolei o pino e um pedaço do pescoço.

Fiz um emboladinho com o resto do tecido e coloquei com cuidado para não interferir no movimento dos olhos.

8º - Depois eu coloquei os parafusos e um pouco de cola branca nas mesmas marquinhas da cola original, coloquei certinho a peruca e prendi com liga de dinheiro.
O pedacinho de tecido tem que isola tudo, por isso ele acaba aparecendo.

Coloquei a liga e esperei a cola secar.

Ufa! Depois de todo esse trabalho e sufoco, Trinity ficou linda. Não é difícil como toda marinheira de primeira viagem acredita que seja, mas dá muita insegurança. Na próxima vez que eu for trocar, farei um tutorial de verdade, com fotos melhores e tudo como manda o figurino.
Agora estou pró em troca de obitsu. :D
Beijooos!
Comentários
12 Comentários

12 comentários:

  1. Ficou ótimo o seu tutorial, Rafa! Bem explicadinho!
    Nunca lixei o pino até aí, acredita? Vou fazer isso da próxima vez!
    Trinity está mais sexy do que nunca agora :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Kami. :D
      Eu vi que todos os tutoriais tinham até aquela parte e tal, mas eu näo consegui fechar a cabeca de jeito nenhum. Daí foi ir com a cara e a coragem mesmo. Pelo menos deu certo e ela tá lindona de verdade. :D

      Excluir
  2. O dia que meus obitsus chegaram eu SÓ TIVE PROBLEMA. Até com o que era 25cm e não tinha que lixar, meus dedos saíram sangrando (sério)!!
    Mas vale a pena porque fica tão bonito, preciso de mais obitsus!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que isso näo aconteceu comigo. Aqui foi barra pesada. Sempre eu dava uma ralada boa nos dedos e eu näo tinha paciência de diminuir o ritmo.
      Vale a pena mesmo. Eu quero que todas as minhas meninas tenham corpinhos novos. ^^

      Excluir
  3. O tutorial ficou ótimo! Pretendo em breve experimentar um obitsu em uma das minhas dolls e será de grande ajuda :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu realmente fico feliz que esse post possa ajudar. Na próxima troca de obitsu, eu vou fazer com mais cuidado e colocarei aqui. :)
      Beijos <3

      Excluir
  4. Ninguém falou isso. Então vamos lá. Os tutoriais falam para cortar o pino até a metade, porque são para corpo T3. O mecanismo do olho do corpo T4 é mais baixo que o do T3, por isso precisa cortar bem mais. E como essa é a unica diferença as pessoas não acham necessário fazer outro tutorial para T4.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah, obrigada, Nanda. Disso eu näo sabia. Apesar que eu tinha suspeitado disso, mas nas fotos, parece ser a mesma coisa. De qualquer forma, é muito chato procurar um tutorial e tudo mais e ninguém comentar sobre isso, até porque o modelo t4 já tá aí faz tempo e muita gente costuma trocar também. É muito estranho näo haver muitos tutoriais com corpinho t4. :/
      Mas obrigada mesmo por tirar essa dúvida.:)

      Excluir
  5. O primeiro Obitsu que coloquei (com a ajuda da Pri /bell_chan) lixei desde o início e quase perdi os dedos, haha!
    Esses dias fui trocar o corpo t4 por um obitsu para uma amiga e cortei a maior parte do pino com uma faca quente (esquentei ela na chama do fogão e cortei) aí só dei o acabamento com a lixa.

    E ah, eu não coloquei tecido nem veda rosca, nem na minha, nem na da minha amiga. Na minha o obitsu está há uns 6 meses e até agora não tive problemas. Sem falar que não preciso ficar cuidando o ângulo que fotografo.

    ;)

    Mas quando procurei dicas de como trocar, também me irritava que o povo mandava cortar só um tantinho do pino. Hehe!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  6. @Pam É bom saber que no seu näo aconteceu nada. Eu realmente gostaria de näo colocar tecido porque realmente aparece. Aparte boa é que esse out que ela usa, consegue cobrir, mas realmente é chato porque nem todas as minhas meninas usam gola alta.
    E isso do pino foi chato demais. Na verdade, quando vê, tem algo de errado comigo, porque na de todo mundo entrava, menos na minha doll. hauhauahuha
    Beijos

    ResponderExcluir

Fique à vontade pra comentar. Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir a visita. (: